É PRECISO USAR APARELHO AUDITIVO NOS DOIS OUVIDOS?

janeiro 24, 2021 by JS0
APARELHO-AUDITIVO.jpg

Os aparelhos auditivos podem ser usados em apenas um dos ouvidos ou em ambos, dependendo de cada caso.

A Perda auditiva tem várias causas, podendo ocorrer em uma das orelhas (perda unilateral) ou nas duas (perda bilateral).

É médico otorrinolaringologista que irá decidir qual será o melhor tratamento para o paciente. E é o profissional de fonoaudiologia que irá selecionar os tipos, a avaliação do desempenho, a validação dos resultados e o acompanhamento contínuo do processo de reabilitação auditiva.

Se alguém só apresenta perda em um dos ouvidos, não há necessidade de usar dois aparelhos. O uso nos dois ouvidos só é necessário quando a deficiência é bilateral, sendo em apenas uma orelha (unilateral) a indicação é de adaptação do aparelho auditivo na orelha prejudicada.

Há casos em que as pessoas optam por um aparelho mesmo tendo perda auditiva bilateral, porém usar aparelhos nos dois ouvidos melhora a qualidade de vida de maneira ampla.

Quando apenas um aparelho auditivo é utilizado, uma das orelhas ficará sem receber estimulação auditiva. Isto é chamado de “privação sensorial”. Com o tempo, pode haver piora na habilidade de entender a fala no ouvido “privado”.

A utilização de dois aparelhos melhora a capacidade de selecionar, entre outros, o som que se quer ouvir, ou seja, o entendimento da fala fica melhor em ambientes ruidosos.

O uso de dois aparelhos faz com que se tenha melhor habilidade de perceber a direção/lado de onde vem os sons.

Quando o som é ouvido com as duas orelhas, têm-se uma sensação natural do aumento do volume do som. Este fenômeno  natural permite ajustar os aparelhos com uma potência menor do que seria necessário, se apenas um aparelho fosse utilizado.

Se as duas orelhas trabalham juntas para entender a fala, ouvir torna-se mais fácil e menos cansativo, o campo auditivo se torna mais amplo (360°), e se aproxima de uma audição mais natural, além de proporcionar sensação de equilíbrio.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Instituto Otovida

SOMOS ESPECIALISTAS EM CUIDAR DE VOCÊ – com atenção à saúde da sua garganta, nariz e ouvidos.

Atendimento com uma abordagem integrada de profissionais nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, serviço social e médicos otorrinolaringologistas para oferecer a você os melhores tratamentos e resultados; num espaço, confortável com mais de 1300m² de área.

Desenvolvimento e reabilitação para os melhores resultados.

Responsável Técnica: Fabiana Scarton – CRM-SC 13311

Acompanhe a gente pelo Facebook

Cadastre-se e Receba dicas incríveis sobre saúde


Contatos e Localização

CONTATOS E LOCALIZAÇÃO

Avenida Governador Ivo Silveira, 3861 – Capoeiras, Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3223-6060

WhatsApp: (48) 99172-0606 / (48) 99178-2207

Facilidades de acesso:

Anexo ao Hotel TRI – antigo Hotel Itaguaçu, na divisa dos municípios de Florianópolis e São José.

Todos os Direitos Reservados •  JS ATIVIDADE DIGITAL