pac.png

Processamento Auditivo Central (PAC) é o caminho que o som percorre desde a orelha externa, passando pelas vias auditivas centrais, até chegar ao cérebro, onde é decodificado e compreendido. Ou seja, o som entra na orelha vai até o cérebro e lá ele vai ver se consegue ser entendido. Durante este trajeto, que o som percorre por estas vias auditivas, o indivíduo detecta, discrimina, localiza, identifica, reconhece o som e por fim interpreta o que ouviu, ocorrendo então o Processamento Auditivo Central.

E o Distúrbio do Processamento Auditivo Central – DPAC – é uma dificuldade que o sujeito tem em lidar com as informações que chegam através da audição. É um transtorno funcional da audição, no qual o indivíduo detecta os sons normalmente, mas tem dificuldades em entendê-los, ou seja, uma dificuldade em processar a informação auditiva da forma correta. Pode estar associado à dificuldade de ouvir, de entender a fala, de desenvolver-se linguisticamente e à dificuldade no aprendizado escolar.

Portanto o DPAC não é uma doença é uma condição na qual a criança/adulto está, e essas habilidades podem ser desenvolvidas com terapia fonoaudiológica.

 

Patrícia Almeida – Fonoaudióloga Instituto Otovida


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Instituto Otovida

SOMOS ESPECIALISTAS EM CUIDAR DE VOCÊ

Acompanhe Nossas Redes Sociais

  

Localização e Contatos

         

Todos os Direitos Reservados •  JS ATIVIDADE DIGITAL