TESTE DA ORELHINHA


O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido
apresenta problemas de audição. Após a realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.
O Teste deve ser realizado em todos os bebês nascidos na maternidade, no período neonatal, ou seja, a partir de 24 horas de vida até 28
dias de nascimento, cumprindo o pressuposto da Lei nº 12.303, de 2 de agosto de 2010, que torna obrigatória a realização do exame denominado Emissões
Otoacústicas Evocadas.
Quando o resultado PASSA, ou seja, apresenta resposta auditiva – o bebê não necessita de outra avaliação, porém deverá ter acompanhamento auditivo e de linguagem com pediatra para observar a evolução, pois em muitos casos o problema aparece mais tarde.
Quando o resultado FALHA, ou seja, não apresenta resposta auditiva – o bebê precisa realizar um reteste, ou seja, um novo teste, no período de 15 a 30 dias, na clínica especializada. Falhando no reteste, ou seja, quando a perda auditiva é confirmada, o bebê será encaminhado para um serviço de diagnóstico, onde serão realizados a avaliação otorrinolaringológica e exames complementares, a exemplo da audiometria de observação comportamental e PEATE, além do encaminhamento para um programa de intervenção precoce a fim de orientar a família, preparar para o uso de aparelhos ou implante e terapia fonoaudiológica.
O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas.
LEMBRE-SE: A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem!

Instituto Otovida

SOMOS ESPECIALISTAS EM CUIDAR DE VOCÊ – com atenção à saúde da sua garganta, nariz e ouvidos.

Atendimento com uma abordagem integrada de profissionais nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, serviço social e médicos otorrinolaringologistas para oferecer a você os melhores tratamentos e resultados; num espaço, confortável com mais de 1300m² de área.

Desenvolvimento e reabilitação para os melhores resultados.

Responsável Técnica: Fabiana Scarton – CRM-SC 13311

Acompanhe a gente pelo Facebook

Cadastre-se e Receba dicas incríveis sobre saúde


Contatos e Localização

CONTATOS E LOCALIZAÇÃO

Avenida Governador Ivo Silveira, 3861 – Capoeiras, Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3223-6060

WhatsApp: (48) 99172-0606 / (48) 99178-2207

Facilidades de acesso:

Anexo ao Hotel TRI – antigo Hotel Itaguaçu, na divisa dos municípios de Florianópolis e São José.

Todos os Direitos Reservados •  JS ATIVIDADE DIGITAL